Formação
28.Abr - A fé que encontrei na cabana
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A fé que encontrei na cabana

Nos últimos dias, muitas pessoas têm corrido às salas de cinema para assistirem o filme “A Cabana”, baseado na obra do escritor canadense, William P. Young, que já vendeu mais de 18 milhões de cópias no mundo todo. Não li o livro, mas tive a oportunidade de assistir o filme e decidi partilhar um pouco das minhas percepções sobre o longa e sobre a fé que encontrei na cabana.

 

Não posso negar que o filme é uma grande produção, que possui um enredo muito atraente e que toca em pontos concretos que atingem a vida de todas as pessoas: morte, sofrimento, amor, perdão, ressentimento, etc. Talvez seja esse o grande motivo para tantas pessoas se identificarem com o livro e agora com o filme. Acaba que todo mundo, de certa forma, se encontra na cabana.

 

Como um romance, o filme atinge o seu objetivo: se basear na realidade, para contar uma história fictícia. Esse precisa ser o pressuposto básico para quem vai assistir o filme: é apenas um filme de ficção. Apesar de ser um filme que expressa uma certa religiosidade, ele não tem o intuito de ser um filme religioso, com um conteúdo de evangelização.

 

É um erro querer exigir de uma​ produção não cristã, conceitos teológicos bem estruturados ou expressados. Quem fez o filme não tinha essa intenção e nós não podemos exigir da obra aquilo que ela não foi feita para ser.

 

Contudo, como cristãos que somos, precisamos estar muito atentos ao que o filme apresenta como fé. “Nem tudo que reluz é ouro”, já diria o velho ditado popular. E ao mesmo tempo que eu não posso exigir do autor a postura de um teólogo, eu não posso engolir tudo o que ele me apresenta como “deus”, como “fé” ou como a mais absoluta verdade. E é nesse ponto que, eu como sacerdote católico, preciso fazer um alerta: a fé que eu encontrei na cabana não é a fé cristã.

Não é meu objetivo fazer uma análise sobre os erros teológicos do filme, pois já foram publicados bons artigos sobre essa ótica (eu os indico no fim desse texto), entretanto, é preciso ficar claro que o fundamento da fé cristã é a fé no Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo. E vamos ser sinceros: “A Cabana” mostra um deus que pode até parecer muito com o Deus cristão, mas fica muito longe da verdade. E eu não estou falando isso pelo fato do “papai” ser retratado como​ uma mulher – na verdade, isso é o menos importante – mas pelo fato dessa visão de Deus colocar em questão pontos fundamentais da nossa fé, como a divindade e humanidade de Jesus, a Sua morte na Cruz, o Cristianismo como lugar de encontro com Aquele que é a Verdade, etc.

 

E agora, é conveniente a nós cristãos vermos o filme? Nós não precisamos ter medo daquilo que apresenta uma realidade de fé diferente da nossa. O que nós não podemos fazer é ingenuamente abraçar o que é apresentado como fé católica. Um pouco de olhar crítico e de conhecimento da Doutrina Católica não faz mal a ninguém!

 

Não tenha medo de ver o filme ou ler o livro. Tenha medo de dedicar mais tempo da sua vida vendo, lendo e vivendo ficção, do que se debruçando em conhecer a Verdade expressa nas Sagradas Escrituras, no Magistério e na Tradição da Igreja. Esse já é um bom começo! Afinal, aquilo que podemos ingenuamente e erroneamente considerar como “pequenos detalhes teológicos” custou milênios de dedicação, de amadurecimento e de sangue de muitos cristãos.

 

A fé que eu encontrei na cabana não era a fé que eu acredito. E nem esperava encontrá-la lá, pois eu sei em quem coloquei a minha fé.

 

Seu irmão,

Pe. Renan Félix

 

Outras análises sobre o filme e o livro:


- Projeções de fé: filmes sob a luz do Magistério da Igreja https://goo.gl/MBU3QR


- A cabana: Uma reflexão à luz da fé católica sobre o livro que pode iluminar quem vai ver o filme https://goo.gl/K02yOQ


- A Cabana: De qual deus fala o livro?

Parte 1 https://goo.gl/PM6eHZ

Parte 2 https://goo.gl/GYLd9U

Parte 3 https://goo.gl/CSxIFR


- A Cabana, o livro: Heresias “requentadas” https://goo.gl/0PI1lJ


- Para os que ainda tinham dúvidas sobre o deus do livro “A Cabana" https://goo.gl/9OsrmJ


Fonte: Padre Renan Félix

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463 - 75020-360 - Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2017 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.