CONTEÚDO
Notícias
 
13.Jul - Coração livre, solidariedade e esperança, pede Papa
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O encontro com a juventude foi o último compromisso do Papa Francisco no Paraguai


papa franciscoPapa Francisco e os Jovens


Milhares de jovens da América Latina se reuniram na noite deste domingo,11 , na Avenida Constanera de Assunção, para o último compromisso do Papa Francisco em sua viagem ao Paraguai.


O Santo Padre foi recepcionado pelos presentes com uma calorosa cerimônia de boas-vindas, em clima de muita alegria e entusiasmo. O encontro contou com os testemunhos da jovem paraguaia Liz, que cuida da vó e de sua mãe que tem alzheimer, e de Manuel, que viveu uma infância difícil após ser abandonado por seus pais, foi maltratado, explorado e se envolveu com drogas, mas tiveram uma experiência pessoal com Cristo que lhes trouxe esperança.


Francisco preferiu “responder com coração”, deixando de lado o discurso preparado anteriormente. “Preparei o discurso, mas os discursos são entediantes”, disse o Papa


O bispo de Roma destacou três palavras chaves e muito importantes para os jovens: Coração livre, solidariedade e esperança.


Coração livre


O jovem Orlando escolhido para proclamar o Evangelho, ao cumprimentar o Pontífice, o pediu para que desse uma benção e rezasse pela liberdade.


O Papa aproveitou e iniciou o seu discurso pedindo aos jovens que rezassem para que todos os presentes tivesse um coração livre. “A liberdade é um presente que Deus nos dá, contudo é preciso saber receber. Nós sabemos que o mundo coloca muitas amarras em nosso coração, a exploração, a falta de meios para sobreviver, a dependência de drogas, a tristeza, tudo isso nos tira a liberdade.” explicou.


Solidariedade


Trazendo o testemunho da jovem Liz, 25 anos, o Santo Padre trouxe uma grande lição de solidariedade aos jovens.


“Liz nos ensina com sua vida que não podemos ser como Pilatos, ela poderia lavar as mãos, colocar sua mãe e sua vó no asilo, e viver feliz sua vida, mas ela se transformou em serva de sua mãe e sua vó. Ela disse que mudou os papéis, que ela era mãe da sua mãe, que tem alzheimer. Liz nos seus 25 anos serve sua mãe e sua vó”.


Liz vive o quarto mandamento ‘honrar pai e mãe”. Liz vive sua vida para sua mãe, isso é um grande ato de solidariedade e de amor”, falou o Papa.


Esperança

Trazendo a história de Manuel, o Papa afirmou que o jovem não nasceu em berço de ouro, e que foi impactado com as palavras duras expressadas pelo menino. “’Fui explorado e maltratado tanto que cai em uma vida de drogas e não tinha porque ir adiante”. Mas o encontro com Deus lhe trouxe a esperança.


“Liberdade de coração nos ensina Orlando, serviço e solidariedade nos ensina Liz. Esperança, lutar e seguir a vida nos ensina Manuel. É isto que precisamos, jovens com esperança. Queremos jovens que não se cansem rápido, queremos jovens fortes, com esperança e fortaleza”, ressaltou Francisco.


O Papa ainda exortou os jovens a irem contra a correnteza e viver a bem aventurança, encontrada no Evangelho de São Mateus. E  lembrou: “Na outra vez que havia pedido a vocês para fazerem barulho, um sacerdote me disse: ‘Você disse aos jovens para fazer barulho, mas depois as consequências somos nós que devemos suportar”. Assim vos digo hoje: façam barulho e o organizem bem”.


O Pontifice encerrou sua mensagem com um breve momento de oração. “Senhor Jesus te dou graças por estar aqui. Fica conosco Jesus. Jesus te peço pelos meninos e meninas que não sabem que o Senhor é a fortaleza. Jesus ensine-os a sonhar. Sonhar coisas grandes, coisas lindas. Senhor Jesus dai-nos fortaleza, dai-nos um coração livre”


Fonte: Canção Nova




Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.