CONTEÚDO
Notícias
 
31.Mai - Corpus Christi - Aquele que se inclinou até nós e deu a vida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Corpus Christi -  Aquele que se inclinou até nós e deu a vida

 Corpus Christi -  Aquele que se inclinou até nós e deu a vida




Celebrar a solenidade do Corpo de Cristo é, acima de tudo, experimentar uma nova graça que é dada ao se unir a Jesus na Eucaristia. O ato de Comungar faz-nos dispor inteiramente para sermos todos de Deus, e isto é possível porque nos unimos ao corpo, sangue, alma e divindade de Cristo. É a mais esplêndida experiência de amor e felicidade que o homem pode vivenciar! Na Eucaristia, não só antecipamos o céu em nossas vidas, mas também nos unimos com o céu quando nos deixamos configurar com uma nova vida em Cristo: “Não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.”

Nas palavras do papa Emérito Bento XVI na homilia de 2008, na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, nos indica a profundidade do sentido que é dado nesta solenidade: “A própria celebração que estamos a realizar nos convida ao desenvolvimento dos gestos fundamentais: antes de tudo reunimo-nos em volta do altar do Senhor, para estar na sua presença; em segundo lugar faremos a procissão, isto é, o caminhar com o Senhor; e por fim, o ajoelharmo-nos diante do Senhor, a adoração, que já inicia na Missa e acompanha toda a procissão, mas tem o seu ápice no momento final da bênção eucarística, quando todos nos prostraremos diante d’Aquele que se inclinou até nós e deu a vida por nós.”

 

“A Igreja faz a Eucaristia, mas também a Eucaristia faz a Igreja” (Henri de Lubac).  Como é possível compreender isso? A Igreja e a Eucaristia parecem se confundir diante dessa união íntima.  Ora, a verdadeira natureza da Igreja não se manifesta nas estruturas hierárquicas e nem no dogmatismo teológico, mas na própria celebração da Eucaristia. A Eucaristia realiza a unidade da Igreja. “O Corpus Christi recorda-nos antes de tudo isto: que ser cristãos significa reunir-se de todas as partes para estar na presença do único Senhor e tornar-se n’Ele um só” (BENTO XVI).


Adorar o Corpo de Cristo significa crer que ali, naquele pedaço de pão, está realmente Cristo, que dá sentido verdadeiro à vida, ao imenso universo como à menor criatura, a toda a história humana e à existência mais breve. A adoração é a oração que prolonga a celebração e a comunhão eucarística na qual a alma continua a alimentar-se: alimenta-se de amor, de verdade, de paz; alimenta-nos de esperança, porque Aquele diante do qual nos prostramos não nos julga, não nos esmaga, mas liberta-nos e transforma-nos.  


Desde pequena, participo dessa linda solenidade de Corpus Christi. Posso dizer que a partir dessa experiência, foi que me senti seduzida pelo Senhor a dar minha vida também a Ele, contava os dias para preparar o famoso "tapete", eu sabia que através daquele gesto pequeno de preparar o caminho, onde o Senhor iria passar, era um dos gestos mais sinceros de dizer, Senhor passa aqui em minha vida e em meu coração, renova minhas forças, com a força da Eucaristia,. Tinha apenas lagrimas em meus olhos quando Ele passava, cada areia colocada, desde os grandes a pequenos detalhes, o Senhor contemplava cada uma delas, e isso sempre trouxe muita alegria ao meu coração. Hoje ao ser chamada, ser consagrada ao meu Senhor, posso dizer que, de fato o Senhor me ouviu, passou não só por aquele tapete, mas, passou em minha vida e coração e por isso hoje eu estou aqui. 


Neste ano, será diferente, estarei vivendo a solenidade na casa da Mãe, no Santuário de Aparecida do Norte, com o coração cheio de boas memórias e gratidão, juntamente com minha comunidade Nova Aliança estarei na presença do Senhor e tornaremos  nEle, um só. 


Ana Maria Corrêa 



Fotógrafo: Acervo pessoal

Fonte: Ana Maria Corrêa

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.