CONTEÚDO
Notícias
 
09.Dez - Formação: O que é respeito?
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O que é respeito?


É o que é chamado de “virtude”. É um bom modo de agir – e uma maneira de ser bom. É uma maneira de se importar com os outros, conosco e com nosso mundo. Quando temos a virtude do respeito, tentamos tratar as pessoas e nosso mundo inteiro com amor e bondade especiais.


Significa levantar-se e dar seu lugar a uma pessoa mais velha ou segurar a porta para alguém. Respeito também significa ser gentil, companheiro, honesto e justo.


 


A regra de ouro



  • A regra de ouro começa assim: “faça aos outros aquilo que gostaria que os outros fizessem a você”. Quer dizer: tente tratar os outros da mesma maneira como gostaria de ser tratado. Ao seguir a Regra de Outro, você demonstra respeito. Você se importa com os direitos e os sentimentos dos outros.

  • Por exemplo: se pedir emprestado o jogo de seu amigo, você precisa cuidar dele como se fosse seu. Ao devolvê-lo, você diz: obrigado por ter me deixado usar – exatamente como você gostaria que seu amigo fizesse se pedisse o seu jogo emprestado.

  • Algumas crianças podem ridicularizá-lo por ser agradável e educado com os outros, mas você pode ignorá-los. É apreciável e sensato seguir a regra de ouro.


 


Como demonstrar respeito


Você demonstra respeito quando joga o que o seu amigo quer, mesmo que não seja o seu jogo favorito. Você trata seu novo colega de classe com respeito ao dizer: olá! E ao conversar com ele. Você é atencioso com seu vizinho doente ao levar-lhe flores para demonstrar que se importa com ele.


 


O que não fazer



  • Algumas coisas não são respeitosas: debochar, gritar, ser mal-educado, não esperar sua vez, brigar, furar filas.

  • Algumas vezes as crianças, juntamente com os amigos, fazem coisas que elas jamais fariam sozinhas. Elas podem “ir junto com os outros” e falar coisas desprezíveis sobre um colega de classe ou atirar pedras no carro do vizinho. Mas respeito significa fazer o que é correto não importa com quem você esteja.


 


É bom ser diferente


Se o seu colega de classe gosta de colocar ketchup no macarrão, isto não significa que ele merece ser debochado. As pessoas são diferentes e gostam de coisas diferentes. Talvez algumas coisas que você faça possam parecer estranhas às outras pessoas.


 


Tente entender


Respeitar as outras pessoas significa tentar entendê-las – sentir o que elas sentem. Uma boa maneira de entender alguém é fazer de conta que você é aquela pessoa.


 


Palavras mágicas


Há algumas palavras mágicas que o levarão longe no mundo – e farão outras pessoas se sentirem bem. São palavras ou expressões como: por favor, obrigado, desculpe, sinto muito. Palavras como “saia!”, ou “cale-se!” não são palavras mágicas. Elas apenas deixam as pessoas transtornadas.


As palavras que usamos têm o poder de ferir as pessoas – ou ajudá-las. Por respeito, nós tentamos usas boas palavras ao invés de más palavras.


 


Preste atenção


Tenha respeito para com sua professora. Preste atenção, ao invés de conversar ou rabiscar em seu caderno. Levante a mão, ao invés de gritar as respostas.


 


Quando estiver bravo



  • É bom compartilhar seus sentimentos com as pessoas – de maneira respeitosa. Pode ser difícil quando você não concorda com elas ou se está bravo. Mas há maneiras de compartilhar seus sentimentos e ao mesmo tempo se importar com os sentimentos dos outros.

  • Ao invés de dizer algo como: “como pôde esbarrar em mim, seu estúpido?”, você pode dizer: “eu me feri quando você esbarrou em mim. Poderia ter mais cuidado, por favor?”


 


Respeitar o mundo inteiro


Respeito significa acreditar que cada pessoa no mundo tem valor. Significa entender que o mundo pertence a todos nós e que nós pertencemos ao mundo – e todos nós pertencemos a Deus.


 


Exigir respeito



  • Você merece respeito também! Seja agradável consigo mesmo. Depois que fizer uma boa ação, tal como ajudar seu pai a plantar flores, dê a você (e a seu pai!) uma satisfação especial – como um sorvete.

  • Ao mostrar respeito aos outros, isto o ajudará a obter o respeito deles. Quando você trata as outras pessoas gentilmente, será mais provável que seja tratado também de maneira gentil.

  • Contudo, isso nem sempre acontece. Algumas vezes as pessoas se esquecem de respeitar. Ou elas podem não ter aprendido ainda como ser gentis e como se importar com os outros. Você não pode controlar o que as pessoas dizem ou fazem, mas pode controlar como você agirá.


 


Assessoria de Formação Nova Aliança




Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.