CONTEÚDO
Notícias
 
07.Mai - Na catequese, Papa destaca importância do dom do conselho
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na catequese, Papa destaca importância do dom do conselho

Para cerca de 60 mil fiéis, na Praça São Pedro, Francisco explicou importância do dom do conselho para seguir o caminho de Deus


Da Redação, com Rádio Vaticano


Dando sequência ao ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo, Papa Francisco falou sobre o dom do conselho na catequese desta quarta-feira, 7. Ele destacou que esse dom torna o homem capaz de fazer a escolha certa, no dia a dia, seguindo a lógica de Jesus e do Seu Evangelho.


Cerca de 60 mil peregrinos estiveram na Praça São Pedro para a audiência geral com o Santo Padre, que destacou a importância desse dom para a comunhão entre Deus e o homem. “O conselho é o dom com o qual o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus. Ele nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos, assim, crescer interiormente, para não nos deixar agir à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas”.


Para que isso aconteça, Francisco disse ser essencial a oração, pois é ela que faz com que o homem seja dócil à voz de Deus. Dessa forma, deixa-se de lado a lógica pessoal, cheia de limitações, para amadurecer uma sintonia profunda com o Espírito.


“Sempre voltamos ao mesmo ponto. A oração. Rezar é tão importante!”, disse Francisco, afirmando que é preciso rezar não somente as orações que se aprende quando criança, mas também usando as palavras, pedindo ajuda e conselho.


Como todos os outros dons do Espírito, também o conselho constitui um tesouro para toda a comunidade cristã, explicou o Papa. Isso porque é possível escutar a voz de Deus por meio dos irmãos. “É um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida!”.


Francisco deu um exemplo de como esse dom funciona na prática, citando uma experiência que teve no confessionário do Santuário de Lujan, na Argentina. Nessa ocasião, havia, na fila, um rapaz que confessou um grande problema. Ele disse que estava, ali, porque sua mãe o havia aconselhado a pedir ajuda a Nossa Senhora.


“Eis uma mulher que tinha o dom do conselho! Não sabia encontrar uma saída para o problema do filho, mas indicou o caminho justo: ‘Vá a Nossa Senhora e ela lhe dirá o que fazer’. Este é o dom do conselho. Não dizer: ‘Mas, isto…’. Deixar que o Espírito Santo fale”.


O Santo Padre destacou que aquela mulher simples deu ao filho o verdadeiro conselho, pois, olhando para Nossa Senhora, o rapaz entendeu o que deveria fazer. “Este é o dom do conselho. Vocês, mães, que têm este dom, peçam-no para seus filhos: aconselhar os filhos é um dom de Deus.


Fonte: Canção Nova

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.