CONTEÚDO
Notícias
 
29.Jan - Papa na audiência geral: pais ausentes, graves consequências
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Quarta-feira, 28 de janeiro, Audiência Geral do Papa Francisco na Sala Paulo VI. Mais uma catequese do Santo Padre sobre a família, desta vez sobre a palavra Pai.


O Papa Francisco refletiu sobre a figura do pai, uma palavra que possui um sentido universal e que é muito cara aos cristãos, pois Jesus ensinou-nos a chamar assim a Deus. Hoje, porém, sobretudo na cultura ocidental, o conceito de pai parece estar em crise – continuou o Santro Padre – se no passado a paternidade estava ligada ao autoritarismo, agora passou-se ao outro estremo: a ausência da figura paterna.


“O problema dos nossos dias não parece ser tanto a presença invasiva dos pais mas a sua ausência.”


Muitos são os jovens que experimentam uma certa orfandade – afirmou o Papa – não porque não tenham um pai, mas porque este está ausente: quer seja porque se encontra tão concentrado sobre si mesmo e sobre a sua realização pessoal, que acaba esquecendo-se da família, quer seja porque não é capaz de cumprir com o seu papel educativo. Tal ausência é muito nociva aos jovens, pois sem perspectivas e valores, ficam vazios e propensos a buscarem ídolos que preencham os seus corações – advertiu o Santo Padre.


“São orfãos em família porque os pais estão muitas vezes ausentes, mesmo fisicamente de casa, mas sobretudo, porque quando estão não se comportam como pais, não preenchem o seu dever educativo, não dão aos filhos, com o seu exemplo acompanhado por palavras aqueles princípios, aqueles valores, aquelas regras de vida de que têm necessidade como de pão.”


Por isso, mais do que nunca, é preciso lembrar a promessa de Jesus: “Não vos deixarei órfãos” – recordou o Papa.


Somente através de Cristo a paternidade pode realizar todas as suas potencialidades segundo o plano de Deus, nosso Pai – concluiu o Santo Padre.


Nesta audiência o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:


“Saúdo cordialmente todos os peregrinos de língua portuguesa, de modo particular ao grupo do Colégio São José, de Coimbra, e aos fiéis da Arquidiocese de Brasília, acompanhados pelos seus pastores. Rezemos por todas as famílias, especialmente por aquelas que passam por dificuldades, na certeza de que elas são um dom de Deus nas nossas comunidades cristãs. Que Deus vos abençoe!”


A Audiência Geral concluiu-se com a alegria dos artistas do Circo Medrano que se exibiram perante o Santo Padre.


Fonte: RÁDIO VATICANO


Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.