CONTEÚDO
Notícias
 
12.Ago - Paternidade, Dom de Deus - Entrevista com um Pai Nova Aliança
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Paternidade, Dom de Deus - Entrevista com um Pai Nova Aliança
O segundo domingo do mês de Agosto no Brasil é dedicado àquele que Deus escolheu para colaborar na obra da criação e nos dar a vida, o nosso PAI. A paternidade é um dom presente em nossa natureza humana, e toda pessoa recebe esta missão, ainda que de formas diferentes. Existem aquelas pessoas que o Senhor chama a gerar filhos biológicos dentro de uma família, existem aqueles a quem Deus confia a missão de adotar filhos gerados no coração, como foi com São José. Existem ainda aqueles convidados a adotar filhos espirituais, como é o caso dos consagrados leigos e religiosos, e também os sacerdotes, os quais colocam à disposição de Deus sua sensibilidade, afetos, imaginação, inteligência, cuidado, tudo a serviço do Espírito que gera vida.

Neste dia dos pais, com o qual se abre a Semana Nacional da Família, realizada em todo o Brasil, desejamos valorizar a vocação paterna e os muitos testemunhos encontrados em nossas Comunidades. Dando continuidade à nossa série de entrevistas do mês vocacional - Vivendo a Vocação -, falamos com um pai muito querido para o Carisma Nova Aliança: nosso irmão Ivan dos Santos Gonçalves, membro de Aliança da nossa comunidade, na missão de Toritama/PE. Pai de três filhos: Juliane (21 anos), Ygor (20 anos) e Júlia Rosa (14 anos), casado com Maria Edilma e avô de Johnny Jonnathan, o qual em poucas palavras nos contou sua experiência paterna, passando também pela sua experiência de filho no Carisma Nova Aliança. Através dele queremos homenagear todos os nossos irmãos, pais Nova Aliança, que tanto nos ensinam e enriquecem nossas vidas com sua paternidade.

Confira a entrevista:

CCNA: A família é formadora de valores humanos e cristãos. Quais os desafios de educar os filhos segundo a vontade de Deus nos dias atuais?
IVAN: O desafio hoje é de continuar ensinando os valores cristãos de uma forma que eles experimentem na própria vida, juntando o diálogo com a experiência, pois hoje nossos filhos são atacados desde cedo com tudo que é contra os valores cristãos. Através de mídias sociais, programas de TV, internet e até mesmo no ensino escolar. Precisando de nós, pais, uma atenção redobrada sobre aquilo que nossos filhos recebem de informação no dia a dia.

CCNA: Fale um pouco sobre sua história como pai e sobre o que mudou na sua vida depois dessa experiência.
IVAN: Minha juventude foi na década de 90 onde conheci uma liberdade desenfreada. Fui pai muito cedo, aos 17 anos. No início tive muito medo pois sabia que a partir daquele momento, existia uma pessoa que dependeria muito de mim, minha filha. Daí tudo foi tomando uma proporção diferente, pensamentos, ações, esforços, todos voltados para minha família que começava a ser construída.

CCNA: A educação que recebeu do seu pai te influenciou no seu modo de ser pai? Em que aspectos?
IVAN: Sou filho de pais separados e isso aconteceu muito cedo, por volta dos meus 8 anos, lembrava pouco dos ensinamentos do meu pai, e não tive uma boa experiência paterna com a figura do companheiro que minha mãe vivia na época, mas o pouco que lembrava do meu pai, um homem justo e honesto que era, foi o que me ajudou na minha formação paternal, junto com a graça de Deus Pai que já existia em mim.

CCNA: Ser pai é uma vocação, uma graça especial dada por Deus que é Pai dos pais. Na sua opinião qual a missão do pai na vida dos filhos e o que é ser pai?
IVAN: O pai é aquele que vai ajudar na formação do caráter, irá impulsionar o filho para a vida, ajudará a discernir o certo e errado, com muito diálogo e amor, mas sobretudo com o seu próprio testemunho de vida e iluminado com a graça de Deus.

SER PAI É SER RESPONSÁVEL POR UM DOM DE DEUS NA TERRA

CCNA: Você é missionário na Comunidade Católica Nova Aliança e convocado a educar seus filhos na fé Cristã. Como o Carisma colabora na sua missão de ser pai?
IVAN: O meu ser pai se potencializou depois de ter tomado posse do Carisma Nova Aliança na minha vida. Pois tive a graça de ressignificar a minha História, dar um sentido novo a ela, tomando, assim, posse da paternidade de Deus, perdoando a ausência paterna do meu pai, e da figura do companheiro de minha mãe que me feriu muito na minha adolescência.

CCNA: Qual a mensagem que você deixaria a todos os pais nesse dia dos pais?
IVAN: Nunca desista de seus filhos, e procure sempre a graça e auxílio de Deus Pai. Antes de ser pai, lembre que és filho e filho muito amado.
FELIZ DIA DOS PAIS!

Neste dia dos pais, a Comunidade Católica Nova Aliança parabeniza os pais presentes e ausentes, biológicos, espirituais, adotivos, que o coração escolheu, enfim, aos que abraçaram essa bela missão de gerar vidas e olha com gratidão para aqueles que já vivem com intensidade sua magnífica vocação e rezamos pelos que, tendo-a recebido de graça, ainda não descobriram toda a sua grandeza.

MAGNO FERNANDO: PAI ESPIRITUAL DO CARISMA NOVA ALIANÇA
De modo muito especial estendemos o nosso parabéns ao nosso Pai Fundador, Magno Fernando, que nos revela a beleza da paternidade espiritual das pessoas consagradas, que se dá de uma maneira muito especial quando alguém enxerga o consagrado com traços de pai, e este entende ter recebido também a vocação paterna. Foi o que aconteceu com ele, quando abraçou a missão de ser o PAI deste carisma de amor e de cruz que tantas vidas tem gerado para Igreja. PARABÉNS!




Fotógrafo: Arquivo Pessoal Ivan Gonçalves/CCNA

Fonte: Lisiana de Fátima

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.