CONTEÚDO
Notícias
 
28.Set - Protetores do Povo Eleito
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Protetores do Povo Eleito


“Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões

 para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Hb 1,14)



Nos nossos dias estamos em busca de segurança, se saímos de casa buscamos lugares seguros, nossas casas estão cada vez mais bem equipadas com alarmes, fechaduras, muros cada vez mais altos, tudo porque não nos sentimos mais seguros. Qual mãe hoje não quer experimentar a certeza de que seu filho saiu e chegará bem em casa? Qual jovem não gostaria de estar seguro em uma escolha? São muitos os desafios que encontramos hoje, são muitas as lutas e sobre isso o Senhor nos diz através de sua palavra que diante de tudo não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra as forças espirituais espalhadas nos ares (Ef 6,12). Mas como então combater e vencer aquilo que não vemos? É possível chegar à vitória desta batalha?

A Igreja nos revela uma intervenção especial, aqueles que trazem consigo a redenção e salvação e que estão a serviço dos planos de Deus; os anjos. Mas como eles podem nos ajudar se não os vemos? Primeiro precisamos compreende que a palavra anjo revela para nós sua missão, não sua natureza, depois, que eles tem sim, como nos revela a história, papel fundamental em nossas vidas. Se analisarmos na palavra de Deus eles estão presentes desde o princípio quando fecham as portas do paraíso (Gn3,24), até mesmo em relatos muitos conhecidos por nós como quando Abraão ia imolar seu filho e o anjo segura sua mão (Gn22,11), na lei comunicada a Moisés por intermédio deles (At 7,53), assim como quando conduzem o povo de Deus (Ex 23,20-23). Enfim, a presença dos anjos pode ser percebida em vários fatos e acontecimentos da história do povo de Deus, e até mesmo do próprio Senhor Jesus, como por exemplo, quando o servem no deserto (Mc 1,12).

 

Portanto são chamados anjos aqueles que anunciam fatos menores, porém aqueles que levam as maiores notícias são ditos Arcanjos, aqui destacamos o anúncio feito à Virgem Maria, quando pela grandiosidade da notícia grande também haveria de ser o anjo a anuncia-la, o Arcanjo Gabriel. Sendo assim, quando tais anjos vem até nós para o cumprimento de uma missão trazem consigo o nome que a corresponde. Gabriel, como já vimos acima, é enviado à Virgem Maria, seu nome revela a força de Deus, anuncia a vinda daquele que com sua humildade combate as potestades e por isso deveria ser anunciado pela força de Deus, Gabriel significa, portanto,  Força de Deus. (Lc 1,35)

Rafael por sua vez foi enviado por Deus a curar com justiça, seu nome “Deus Cura”. Ao tocar os olhos de Tobit, livrou-o de sua cegueira, afirma ele mesmo estar diante de Deus e de ter acesso à sua Glória. (Tb 12,15).


Por fim Miguel é o arcanjo que é enviado quando se trata de grandes obras, seu nome revela “Quem como Deus” e dá-se a entender que por si, ninguém pode fazer o que Deus quer destacar. É ele o anjo destacado por João em Apocalipse em que o Arcanjo combateu o dragão. (Ap 12,7). Podemos perceber sua presença e missão na vida de alguns santos da Igreja e a realização de grandes feitos na história e na vida de muitos povos, destacamos aqui a vida de Joana D’Arc e a luta pela libertação da França, após São Miguel aparecer à jovem, ordena que ela comande o exército francês, com temor ela chora, porém o Arcanjo lhe profere essas palavras: Vai, sem temor, que combaterei em teu favor”. Após vitórias à frente do exército francês a jovem Joana é presa e triunfa no martírio.

Sendo assim podemos afirmar que nas batalhas temos sempre conosco os anjos que estão sempre ao “serviço de Deus que trazem missões para garantir o bem daqueles que devem herdar a salvação” (Cf. Hb 1,14). Na certeza de que não estamos sozinhos na batalha diremos a nós mesmos como disse Santa Teresinha: “Não temas as tempestades da Terra! Teu anjo te proteja com suas asas”



Maura Ramos CCNA

Fotógrafo: Banco de imagens

Fonte: Ana Maria Corrêa

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2018 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.