CONTEÚDO
Notícias
 
09.Ago - Série Vivendo a Vocação - Entrevista com Neossacerdote Renan Ribeiro
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Série Vivendo a Vocação - Entrevista com Neossacerdote Renan Ribeiro
No primeiro domingo do mês de Agosto, a Igreja nos convida a relembrar, refletir e a rezar pelas vocações sacerdotais. O Sacerdote é esse homem retirado do meio dos homens para configurar-se a Cristo por meio do Sacramento da Ordem. Ele é constituído para ser o mediador entre Deus e os homens, e ser essa presença de Cristo onde estiver, sendo o pastor que conduz os seus fiéis e o pai espiritual que zela por aqueles que estão sob sua responsabilidade.

É com muita alegria que a Comunidade Católica Nova Aliança, celebra, nesse mês das vocações, a Ordenação Sacerdotal do missionário da Comunidade: Renan Ribeiro de Souza, agora Padre Renan, que foi ordenado no sábado, dia 05 de Agosto. No primeiro capítulo da série Vivendo a Vocação, vamos partilhar sobre a Vocação Sacerdotal, para isso fizemos uma entrevista com o neossacerdote Padre Renan, que falou um pouco sobre sua vocação e o que ele tem vivido neste tempo de graça em sua vida.

Na pessoa do Padre Renan Ribeiro queremos homenagear a todos os irmãos de comunidade que são sacerdotes, também sacerdotes amigos e todos aqueles que o Senhor chamou a entregar o tudo pelo Tudo. Parabéns e obrigado pelo sim dos nossos amados pais espirituais que tanta vida geram em nós. Que Deus os conceda um ministério muito fecundo e que Nossa Senhora, mãe dos sacerdotes, interceda por cada um em particular.

1) Padre Renan como tem sido os primeiros dias de sacerdócio?

Os primeiros dias depois da minha ordenação têm sido uma grande graça de Deus, tenho vivido o tempo das primícias, das primeiras missas, onde eu posso contemplar a infinita misericórdia de Deus, que não olhou para as minhas limitações e fragilidades, mas foi muito além e me deu o grande dom que é poder trazer Jesus em minhas mãos e poder dá-lo aos meus irmãos e ao povo que Ele escolheu. Tem sido um tempo de poder contemplar com muita gratidão esse dom tão grande de Deus, que eu ainda nem consigo penetrar de maneira plena. Enfim, muitas foram as graças vividas intensamente nas celebrações em minha Paróquia, na Comunidade e no Seminário, onde pude fazer essa experiência tão profunda com a presença de Deus através do Ministério, sobretudo na Eucaristia.

2) Para o senhor, o que é ser Sacerdote? E ser Sacerdote dentro do Carisma Nova Aliança?

Ser Sacerdote é ser aquele homem que é totalmente configurado a Cristo. Certa vez assistia um musical sobre a vida do Papa João Paulo II e lá dizia que "o sacerdote é um homem para os outros", e eu também defino o sacerdote dessa forma: como Cristo sempre foi, ser padre é ser um homem para os outros. E ser padre dentro do Carisma Nova Aliança é ser irmão entre os irmãos em primeiro lugar, mas também ser um homem para os outros, onde os irmãos possam vir encontrar no sacerdote dentro do Carisma as graças necessárias. É poder dar Jesus para eles, ser presença viva da Misericórdia de Deus em suas vidas, ser aquele Pai que ouve cada um. Posso dizer que é doar a minha vida inteiramente aos outros. Mas quem são os outros?

Os outros, em primeiro lugar na vida de um padre Nova Aliança são os irmãos, aqueles que o Senhor escolheu para morarem comigo nesse tempo, na Casa Mãe, os irmãos da Casa de Postulantado, os irmãos da Comunidade de Aliança e o povo amado de Deus que frequentam nosso Centro de Evangelização e também bebem desta graça. Sendo assim, ser um padre no Carisma é ser esse homem para os outros, sendo que em primeiro lugar esses outros são os meus irmãos.

3) No dia de sua ordenação, no momento da homilia o Bispo de nossa Diocese, Dom João Wilk disse a seguinte frase: "o mundo precisa da paternidade espiritual, e essa função Jesus confiou aos padres". O que dizer desta afirmação?

Faço uma leitura profunda do desejo que tenho dentro do meu coração de ser pai, e ser esse pai agora não mais de filhos carnais, mas de filhos espirituais, tenho experimentado, desde o meu tempo de Diácono, e agora de maneira mais concreta no sacerdócio de poder ser esse abraço misericordioso do Pai que acolhe seus filhos, mas também que os impulsiona, orienta, que os levanta, os põe em movimento.

Vejo também a fidelidade de Deus, pois Ele sabe o desejo do meu coração diante da paternidade humana e ao colocar esse sonho nas mãos Dele e ofertá-lo, hoje consigo perceber o Senhor remodelando esse sonho, percebo que em momento algum Ele o anulou, mas Ele remodela o meu grande sonho de ser pai e ele amplia: me faz agora pai de uma multidão de pessoas. Até mesmo meu nome agora mudou, sou Padre Renan Ribeiro e sou Pai, posso contemplar a fidelidade de Deus diante dos meus sonhos.


Fotógrafo: Assessoria de Comunicação

Fonte: Karla Aparecida

Indique a um amigo
 
NEWSLETTER: Informe o seu e-mail para receber as nossas novidades
Contato
  • ESCRITÓRIO

    Avenida Miguel João, 463, Anápolis/GO - Centro

  • (62) 3943-5555


  • Ou

    CEP: 75020-360

  • Dúvidas, críticas e sugestões
  • A sua opnião ajuda a construir um serviço de qualidade. Por isso, envie-nos suas sugestões, críticas e elogios ou dúvidas.

  •  

    Copyright © 2019 Comunidade Católica Nova Aliança. Todos os direitos reservados.